Notícias

UTILIZANDO AS FERRAMENTAS CERTAS NOS MOMENTOS E LUGARES CERTO

Hoje devido aos desenvolvimentos tecnológicos e até mesmo o surto que passamos da pandemia da COVID-19 que nos forço a trabalharmos retraídos em home Office, cada vez mais nós empresários. Tivemos que nos reinventar e criar formas de trabalhar e continuar uns sobrevivendo mantendo os seus negócios ativos e outros buscando uma oportunidade de crescimento.

Muitas das vezes estamos tão focados que. Esquecemos das novas oportunidades, que as vezes que existem ou surgem para nos auxiliar e o certificado digital se tornou sim uma ferramenta muito atrativa  e porque não dizer importante na vida empresarial! Conheço a muitos empresários que utiliza do seu certificado digital apenas para emissão de suas notas fiscais, não é mesmo!

Não! Seu certificado ele serve para muito mais que emitir suas notas fiscais, ele serve para consultar os tributos a pagar e baixá-los

O certificado digital, surgiu no ano de 2001 quando foi criada a Infraestrutura de Chaves Públicas ICP – Brasil pela medida provisória 2.200 de 2/2001 ou seja o certificado digital já se tornou de maior idade ainda não aprendemos a lidar com ele.

Certificado Digital, se você já pesquisou sobre Assinatura Digital, viu que a modalidade exige uma identificação eletrônica específica para ser utilizada o documento, além de ser utilizado nesta modalidade de assinatura eletrônica, também é utilizado em outros serviços eletrônicos.

No entanto, quais são os tipos de existentes? E como escolher entre eles?

Preparamos um texto para tirar todas as suas dúvidas!

O que é o certificado digital? Para ele serve?

O certificado digital pode ser definido como uma identidade eletrônica para pessoa física, jurídica e ou profissional liberal como os médicos e advogados que se utilizam do e-Médico, e-Jurídico ao passo que as pessoas físicas do e-CPF e as empresas do e-CNPJ, eles servem para realização de transações jurídicas e transações on-line com a máxima segurança.

Em síntese, ele foi criado com o intuito de garantir a autenticidade nas operações on-line e identificar pessoas físicas e jurídicas através da assinatura eletrônica.

Desta forma o certificado digital serve para autenticar todos os tipos de transações e atividades on-line, proporcionando segurança, privacidade e agilidade aos envolvidos. A partir que não se faz necessário autenticação em cartório porque o certificado e gerado com base a homologação da receita federal, isto dispensa deslocamentos e enfrentamento de filas em cartórios, despesas com o deslocamentos e pagamentos de autenticação, desta forma o investimento com o certificado retorna com esta comodidade.

Com seus certificados e-CNPJ que você usava para gerar suas notas fiscais apenas, ele agora que você esta tomando conhecimento deste conteúdo, passará a usar mais o seu assinando orçamentos, contratos e tudo que fizer no seu dia à dia de expediente.

Como você faz? É simples. Após gerar o documento a ser assinado, transforme-o em pdf através do programa Adobe Acrobat Reader, na tela do computador com o arquivo já transformado em pdf e ele aberto terá uma barra de ferramentas á direita da tela com diversos itens de comando o último, Mais ferramentas, clique nele e abrirá uma nova tela. Abrirá novamente uma nova tela com mais outros ícones, identifique o no formato de uma caneta e escrito em baixo assinar. Ao clicar logo acima do documento em pdf a ser assinado terá no canto esquerdo em negrito: certificados e no centro, novamente a caneta e escrito ao lado assinar digitalmente, clicar e quando fizer esta ação e descer o mause para a onde irá exibir sua assinatura perceberá que o mause ficou no formado de uma cruz, ao chegar na área do documento que irá praticar a assinatura, com o botão esquerdo do mause arraste o mause da direita para a esquerda e será formada uma caixa de diálogo. Ao deixar de pressionar o botão esquerdo do mause, abrirá o arquivo onde estão o (s) seu (s) clique em cima do certificado que deseja usar e depois em continuar e ai em assinar, pronto! Seu documento foi assinado e esta autenticado.

Porque ele é seguro?

Por possuir uma chave criptográfica pública e ou privada, um nome  e um número exclusivo que garante segurança ao usuário. Em resumo ele é basicamente um aglomerado de bits condicionado a um algoritmo que cifra e decifra informações.

A ACIVG é um posto de certificação virtual da Martins Certificação agente certificador da Signs Certificadora Digital e oferece a seus associado certificado e-CPJ modelo A1 em vídeo conferência por custo bem reduzido que vem praticando o mercado entre em contato através do nosso canal de WhatsApp 21970364932